APOSTE-AL
Associação dos Aposentados e Pensionistas de Empresas de Telecomunicações de Alagoas
Inicial - História - Centro de Memória - Antigas Diretorias - Fotos Memórias
História
HISTÓRIA E SUA CRIAÇÃO
A história da Associação, por se tratar de uma ação complexa, formou-se um grupo de funcionários de diferentes setores da Empresa de Telecomunicações de Alagoas S/A com a finalidade de representar a classe de aposentados. A ação foi estudada pelo grupo, e com apoio do Departamento de Recursos Humanos se traçou o perfil dos aposentados e das pré-aposentadorias. Esse mesmo grupo com a missão de representar a classe aposentada junto-se com a iniciativa do Dr. Marcello Guimarães Barros e aprovaram a idéia da Criação da Associação. Sendo, entretanto, criado um mecanismo para que todos compreendessem a importância da Associação.
Após alguns dias o grupo e convidados se reunirão para a divulgação do que seria à finalidade da associação. Não só recreativa, mas participativa junto a Sistel a qual é a Previdência Complementar dos aposentados da TELASA. Como também, preparar o funcionário em pré-aposentadoria, na troca de informações e integração juntas aos demais aposentados, visando garantir seus direitos.
Sendo assim, foram necessário ações de informações explicativas sobre a importância e a conscientização aos funcionários sobre seus direitos e deveres.
Desta forma em 19 Janeiro de 1995 às quatorze horas, no Centro de Treinamento da TELASA, situado na Avenida Duque de Caxias, 2262, Centro, nesta Capital, foi realizada a Assembléia Geral da Constituição da Associação dos Aposentados e Pensionista da TELASA.
Inicialmente a Drª Ana Lygia de Barros Lessa, membro da comissão, consignada através de Portaria da Presidência da TELASA fez uma explanação dos motivos que ensejaram tal convocação, seus objetivos e finalidade. A seguir, o plenário, por unanimidade, escolheu para presidir a Assembléia a Drª Ana Lygia de Barros Lessa e para secretariar a senhora Janeleide Maria Souto Vieira.
Lido o Edital de Convocação que continha a seguinte ordem do dia:
-
Apreciação e aprovação do Estatuto Social da Assembléia.
-
Eleição da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal.
-
Definição da Contribuição mensal dos associados.
-
Outros assuntos de interesse da associação.
Considerada e constituída oficialmente a Associação que passa a ser órgão de classe representativo dos Aposentados e Pensionistas da TELASA, defendendo seus interesses e promovendo entre os associados, integração, cultura, benefícios, esporte e troca de informações, passa-se a discussão na integra do Estatuto, artigo por artigo, capitulo por capitulo. Após a leitura da minuta o Estatuto foi aprovado por todos os presentes, com a seguinte redação: ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO DOS APOSENTADOS E PENSIONISTAS DA TELASA – APOSTE.
A Escolha do Presidente
A escolha talvez se deva pela emoção da alegria naquele momento, e em pleno plenário um grito, o nome de Fernando Rêgo. Esse “Grito” nada mais de um funcionário e muito querido, o nosso Operário Padrão CADÚ - Cláudio Gomes da Silva. Assim a associação teve como seu primeiro presidente constituído para o biênio 1995/1997.
Já conhecido pela sua dedicação, lutou e consegui realizar os sonhos de muitos Telasianos, em ter a sua representação social junto a tantas outras associações.
Fernando Monteiro Rêgo, natural de Maceió/Alagoas, admitido na Empresa de Telecomunicações de Alagoas S/A – TELASA em 01/06/1989 atuou em defesa da Criação da Associação dos Aposentados. Tendo por objetivo congregar, amparar e defender os interesses dos aposentados e pensionistas cujo ultimo vinculo empregatício pré-aposentadoria tenha sido em a Telecomunicações de Alagoas S/A – TELASA ou com outras empresas do sistema TELEBRÁS.
Reconhecido como representante da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Empresa de Telecomunicações de Alagoas, através de uma eleição, conforme uma Assembléia Geral de Constituição da Associação dos Aposentados e Pensionistas da TELASA. Fundada em 19 de Janeiro de 1995, sem fins lucrativos, tem por finalidade representar os Aposentados e Pensionistas, com exclusividade, perante os poderes executivo, legislativo e judiciário, promovendo ações destinadas a assegurar os seus direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social.
Em sua gestão, foi feito um concurso para ser criada a sigla e a logomarca da Associação. Sendo que a logomarca e a sigla da associação foram ganhas pelo funcionário Irineu Bianchini, já a bandeira um palpite do presidente da TELASA Marcello Guimarães Barros junto com Fernando Rêgo, na cor azul e branca, seguindo padrão da bandeira da TELASA.
Mandato
O primeiro mandato de Fernando Monteiro Rêgo compreende o Biênio 1995/1997. Tendo a cooperação dos funcionários eleitos de sua chapa: Raimundo Cavalcante Falcão, Newton de Farias Mello, Moises da Rocha Mendes, Luiz Lima Verde, Juarez Mesquita Leite, Geraldo Góis da Silva, Claudio Gomes da Silva, Ivaldo de Albuquerque Costa e Bernadete de Souza Araujo.
O seu relacionamento e a sua dedicação lhe renderam mais dois mandados:
-
Triênio 1997/2000 Como o segundo mandato
-
Triênio 2000/2003 Como o terceiro mandato
Sócios Fundadores
Afonso Salu de Oliveira, Agripina vila nova, Agripino Góis da Silva, Antonio Barbosa Sobrinho, Antonio Bezerra de Vasconcelos Filho, Arlete de Medeiros Santos, Benedito Felismino de Almeida, Bernadete de Souza Araujo, Carlos Alberto Silvestre, Carlos Humberto Leão, Cirilo Braga Neto, Claudio Gomes da Silva, Clera Maranhão Valença, Dagmar da Costa Oliveira, Daniel Gomes de Vasconcelos, Danúbio Barreto Accioly, Darci Vieira Rabelo, Dorgival Taveiros Mendonça, Edemario Bezerra, Efísio Ferreia dos Santos, Eletice de Novaes Oliveira, Elisa Severo da Silva, Erick Costa de Oliveira, Fernando Monteiro Rego, Floriano Bento da Silva, Francisco Augusto da Silva, Geraldo Cavalcanti Barbosa, Geraldo Góis da Silva, Gildete Lopes Galvão, Gleide Tenório de Amorim, Hilza Velozo de Andrade, Irineu Bianchini, Ivaldo de Albuquerque Costa, Ivone da Silva Gonçalves, João Ubirajara Aragão, José Helio Luna, José Marinho da Silva, José Maurício da Silva, José Vieira da Silva, Juarez Mesquita Leite, Luciene Araujo Faria de Andrade, Luiz Lima Verde, Manoel Cardoso da Silva, Manoel Correia da Silva, Manoel Correia Sobrinho, Manoel de Amorim, Manoel Januario Lopes, Manoel Jerônimo dos Santos, Manoel Medeiros dos Santos, Manoel Remígio dos Santos, Manoel Teodoro do Rosário, Marcello Guimarães Barros, Marcos Mesquita da Silveira Melo, Maria Aparecida Rua Oliveira, Maria Augusta da Silva Santos, Maria Celina Toledo Barbosa, Maria de Fátima P. Souza, Maria de Fátima Souza Accioly, Maria de Lourdes da Silva, Maria de Lourdes Neto Athayde, Maria Edileluza de O. Santos, Maria Gelbany de O Freitas, Maria Generosa da Silva, Maria Iara de Medeiros Souza, Maria José Porongaba, Maria José Silva, Maria Salete de Azevedo Rego, Maria Valdevino da Silva Neto, Maria Vieira Nunes, Marinita Mariano da Silva, Marly Barros Marroquim, Moisés da Rocha Mendes, Neuza de Brito Leão, Newton de Farias Mello, Osman Ramires Neto, Pedro Geraldo Vespasiano, Pedro Leandro da Silva, Pedro Macena Neto, Raimundo Cavalcanti Falcão, Rosa Costa Almeida, Rufino de Melo Trindade, Ruth Procópio da Guia Gomes, Samia Nobre Risco Bert, Segismundo Cerqueira, Selma Maria do Santo Miranda, Sonia de Oliveira dos Santos, Tereza Vieira Nunes, Ulisses Bezerra de Lima.
Hoje, conforme rege o Estatuto e pela legislação que lhe for aplicável, foram implantadas, novas rotinas administrativas, buscando agir sempre com mais transparência junto aos aposentados, pensionistas e entidades. Adotando políticas de relacionamento recíprocas sobre os serviços oferecidos pela APOSTE-AL no seu quadro social, garantindo seus direitos.
A ASSOCIAÇÃO DE APOSENTADOS E PENSIONISTAS DE TELECONICAÇÕES DE ALAGOAS – APOSTE-AL pessoa jurídica de direito privado, com sede e foro em Maceió-AL, situada à Rua Costa Leite, n° 198 – Centro – CEP 57.0020-540 – CNPJ 009.666.595/0001-34. Continua seguindo seus objetivos, registrados, conforme rege o Estatuto.